Ar Comprimido

 

Ar Comprimido Importância e Aplicação

O ar comprimido é de grande valor na produção de energia complementa ou substituí a energia elétrica vantagens à energia elétrica.

O ar atmosférico tem sua pressão aumentada através da redução de seu volume, o que é realizado por compressores que podem ser dos tipos: alternativos de pistão ou diafragma, rotativos de parafusos, palhetas ou lóbulos e centrífugos e se habitualmente se classificam nos seguintes tipos:

Os compressores podem ser acionados por motor elétrico, motor a combustão ou turbinas; sua refrigeração é a ar ou água; existem os lubrificados e os isentos de óleo para auxilio na qualidade do ar comprimido.

Há no mercado uma grande variedade disponível.Identificar e dimensionar corretamente o(s) equipamento(s), é primordial para se obter uma boa produtividade. Na escolha deve-se verificar a eficiência do equipamento, que é a relação entre o consumo de ar comprimido e a potência do equipamento.

Pontos Importantes para escolher um equipamento

Pressão de trabalho: É constante e definida pelo projeto dos equipamentos(a mais usual são 100psig).

Vazão ou Volume de ar requerido por todas as aplicações.

Unidades mais usuais para identificação de vazão são: PCM (pés cúbicos por minuto),M³/min.(metro cúbico por minuto) , ou L/min (litros por minuto).

Qualidade do ar comprimido. Algumas tarefas como Pinturas, jateamento, transporte pneumático, instrumentação, consumo humano, exigem um ar isento de umidade e de óleo..
A umidade existente no ar comprimido é proveniente da umidade relativa do ar atmosférico e pode ser removida do ar comprimido com o uso de resfriador posterior, separador de condensado , filtros e secadores.
O óleo no ar comprimido é proveniente do processo de compressão no interior do compressor , e pode ser removido com o uso de filtros coalescentes. O acessório correto depende do grau de pureza exigida pelo processo

Tipo de acionamento do Compressor.. Os mais usuais são por motor elétrico ou motor a Diesel
Havendo disponibilidade de energia elétrica no local, deve-se dar preferência para compressor acionado por motor elétrico, que tem um menor custo de aquisição ou locação, é mais econômico e mais confiável em termos operacionais.Um Hp de potência produz em média 5 PCM de ar comprimido a uma pressão de 100 Psig.

Aplicações mais usuais do ar comprimido.

O Ar Comprimido está presente em mais de 90% das atividades produtivas e em quase 100% das industrias, nos hospitais, consultórios odontológicos, captação de água, tratamento de esgoto, sistemas automatizados em geral, construção civil, agricultura, Aviação, navegação, siderurgia, limpeza , tratamento de superfícies, exploração mineral, transportes, brinquedos,. Serviços de manutenção, tratamento de superfícies, escavação, prospecção mineral e petrolífera, exploração de petróleo e gases, etc.